O Governador Elmano de Freitas (PT) avançou ainda mais nos compromissos de fortalecer as ações de combate à criminalidade e anunciou, nesta sexta-feira (4), a abertura de concurso para contratação de 1.000 novos soldados para os quadros da Polícia Militar.
Elmano antecipou, ainda, que o edital do concurso, publicado, nesta sexta-feira, no Diário Oficial do Estado, estabelece salário inicial de R$ 5.568,64 e o prazo, entre 22 de abril e 11 de maio para as inscrições dos interessados na disputa por uma das vagas na PM.
Segundo o edital, as vagas serão distribuídas para ampla concorrência (800) e candidatos negros e pardos (200). O concurso também terá 500 vagas de cadastro de reserva, seguindo o percentual de 80% para ampla concorrência e 20% negros e pardos.
De acordo, ainda, com o edital, as vagas são destinadas para ambos os sexos, com homens e mulheres concorrendo em igualdade de condições. Será garantida a destinação de, ao menos, 15% das vagas a candidatas do sexo feminino. O concurso será executado pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece). O edital poderá“Esse é um dos assuntos que considero mais relevantes para a população cearense, estamos falando da publicação do edital para o concurso com mil vagas para a Polícia Militar do Ceará, para homens e mulheres. Dessa maneira, vamos garantir o fortalecimento da instituição Polícia Militar”,afirmou Elmano, ao destacar a segurança pública como uma das prioridades da sua gestão.

Ao lado do Governador Elmano, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, afirmou que a contratação dos novos policiais dará mais força no combate ao crime. “Nossas forças de segurança têm trabalhado dia e noite para combater a criminalidade, a violência, e trazer cada dia a tranquilidade e paz para a população cearense’’, disse Roberto Sá, para, em seguida, acrescentar. ‘’Nosso desafio é grande, mas a nossa vontade, profissionalismo e determinação é maior’’.
NOMEAÇÕES NA ÁREA DA SEGURANÇA
Os dados da Secretaria de Segurança Pública apontam que, entre janeiro de 2023 e março de 2025, o Governo do Ceará nomeou 3.053 profissionais para as forças de segurança do Estado, sendo 1.945 nomeações para a Polícia Militar. O programa Ceará Contra o Crime prevê, até o mês de dezembro de 2026, a contratação de 6.730 agentes de segurança.
O governador Elmano de Freitas fez questão de destacar que, simultâneo ao concurso para a PM, o Governo do Estado abriu, também, as inscrições para contratação de 1.000 novos delegados para a Polícia Civil. De acordo com o edital, são 100 vagas imediatas, com mais 200 para cadastro de reserva. A remuneração inicial é de R$ 22.165,53. As inscrições para o concurso de delegado começam no dia 11 de abril.